13 fevereiro 2017

Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio

Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca 
Ano: 2013
Páginas: 320


O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





August Pullman, o Auggie, é um menino, filho adorável e apesar da pouca idade já carrega uma bagagem e tanto devido sua má formação facial. E por isso, sua família o protege dos olhares impactantes e da maldade dos seres humanos.

Mas Auggie é incrível, e mesmo sabendo e vendo como todos reagem a si, decide que quer passar a frequentar a escola e chega de se esconder.

Seus pais inicialmente temerosos não querem concordar, mas com jeitinho, ele consegue convencê-los e é aceito em uma escola regular. E mesmo que o caminho seja árduo, as piadas e brincadeiras de mal gosto surjam, o menino ainda consegue obter seus amigos ao longo dos dias e de sua jornada escolar, cativando uns e a outros deixando suas máscaras caírem. Essa é uma história que nos emociona, nos faz refletir e torcer muito por esse menino encantador.

Eu gostei tanto desse livro que quando li, logo se torno meu favorito. A cada situação vivida por Auggie, me sentia como se tivesse no livro e que eu tinha que dar um jeito de entrar nas cenas para protege-lo da maldade alheia.

Seus amigos e até mesmo o Julian, que não tem nenhum filtro ao falar, fazem toda diferença para que o livro seja cativante.

Uma narrativa comovente e que pode ser lido por qualquer idade, com passagens divertidas, que nos desperta amor ao próximo e esperança de uma igualdade entre as muitas diferenças que a sociedade e o ser humano impõem.

“Faça o bem que puder. De todas as maneiras que puder. De todas as formas que puder. Em todos os lugares que puder. Em todos os momentos que puder. A todas as pessoas que puder. Sempre que puder.”

Vale lembrar que os outros livros oriundos de personagens da história principal foram lançados e são lindos também.

E para amantes de adaptações cinematográficas, Extraordinário estará ainda esse ano nas telonas dos cinemas.








4 comentários:

  1. Amo esse livro, é tão sensível. Auggie é um vencedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!
      Disse tudo, Auggie é um vencedor!

      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  2. Acredita que não li esse livro?
    Tenho a maior curiosidade e sempre vejo várias resenhas positivas.
    Preciso ler logo!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Como não?
      Auggie é um clássico hahahaha
      Leia e nos conte o que achou!

      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir

© Book Obsession - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo